terça-feira, 19 de agosto de 2014

Lisbon Story

 
Os workshops do Mário Linhares são sempre momentos de desenho, de reflexão, de partilha, que aprecio imenso. Este que teve como nome "Lisbon Story" não fugiu à regra.
 
Aconteceu ao longo de quatro sessões, em que começámos sempre por ver parte do filme Lisbon Story (Viagem a Lisboa) de Wim Wenders, indo de seguida desenhar pela Mouraria, Alfama, Bairro Alto, com objectivos que nos eram sugeridos.
 
Além de ter gostado muito do filme, é curioso percorrer Lisboa pelos olhos de um estrangeiro (ao som dos Madredeus), ver como ele entendeu tão bem esta cidade.
 
Escolhi este, dos quatro desenhos que fiz ao longo destes dias. Uma vista desde o mirador de Santa Luzia, com o Tejo ao fundo. Ainda recordo os sons que me envolviam: Os carros ao fundo na marginal junto ao rio, o chilrear dos pássaros, os eléctricos a passar, as vozes das pessoas a conversar atràs da coluna de pedra, vários grupos de turistas que chegavam e que partiam (ia adivinhando de que país eram), os sinos das igrejas que me situavam na hora, enfim, toda esta amálgama de constitui o ruído da cidade.
 
Aprendi que conseguimos enriquecer um desenho se lhe dermos mais uma dimensão, a dimensão sonora: "O horizonte sonoro é muito mais vasto que o horizonte visual".
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário