sexta-feira, 16 de junho de 2017

no Miradouro da Senhora do Monte

 
Mais uma sessão dos 10 years x 10 classes, desta vez com o Pedro Loureiro.
 
Cheguei atrasada, tive que fazer o primeiro exercício muito rápido (o skyline corrido de Lisboa), enquanto tinha que agarrar as pontas do meu vestido para não levantar voo, pois estava uma tão grande ventania e a temperatura começava a baixar!
 
 


No segundo exercício tratava-se de ligar um ponto alto a um ponto baixo, criando um percurso.~
As minhas colegas disseram-me que o que eu via e que parecia uma rua (vim a saber que era uma escadaria) se chamava o Caracol da Graça. Que nome estranho!



O terceiro exercício fui fazê-lo no dia seguinte, pois na véspera não aguentei o frio, mesmo com a écharpe que a Ketta simpaticamente me emprestou.
A luz da manhã torna a vista deste miradouro muito mais bonita, pois vemos a cidade toda iluminada. Para mim os miradouros deste lado são para visitar de manhã, enquanto que o de São Pedro de Alcântara é para visitar de tarde, com esta encosta toda em luz!
Apanhei rapidamente uma guia a debitar conversa, meio espanhol, meio português, mas que rapidamente se foi embora com os clientes...
Realmente hoje o turismo é "toca e foge", as pessoas depois podem ver nos telemóveis os locais onde estiveram...



E com umas sardinhas na Baixa à minha espera para almoçar, fui descer o dito Caracol, que não é nenhum caracol mas sim um zigue-zague.
No primeiro zigue, parei, pensei: -as sardinhas que esperem!

Não resisti à nesga de vista com o miradouro da Graça mesmo por cima e o da Nossa Senhora do Monte a dominar a paisagem.

É mesmo bom poder parar, olhar, ver, desenhar, eternizar momentos... as sardinhas, felizmente, ainda estavam à minha espera!


4 comentários:

  1. Que bons conselhos sobre as melhores horas do dia para as diferentes encostas de Lisboa!
    Ainda bem que lá voltaste de manhã... a luz faz toda a diferença.
    Acho muito interessante o efeito que conseguiste entre linhas rectas, limpas e esse ziguezaguear do caminho até ao miradouro dominando ao fundo.

    ResponderEliminar
  2. Fernanda: estás literalmente "on fire"!
    Chegas e arrasas! ;)

    ResponderEliminar