quinta-feira, 1 de junho de 2017

Sketch Tour Portugal - Fátima, Day 2

 
Dia 12 de Maio, esperava-se nesse dia a chegada do papa Francisco. Falava-se que iria estar perto de um milhão de pessoas. Grande movimento de carros e de peregrinos logo desde de manhã. Fomos para dentro da Basílica desenhar. Algumas pessoas faziam o seu percurso lá dentro para passar junto dos túmulos de Francisco e Jacinta, outras rezavam sentadas nos bancos corridos de madeira. Pessoas de todas as nacionalidades, raças, numa manifestação comum de fé. 
 
 
 



No momento em que fomos almoçar, a vista desde o nosso hotel. Impossível não fazer um desenho...






Fomos para o santuário esperar, como todos os peregrinos, a chegada do Papa a Portugal. Que emoção ver abrir-se a porta do avião! O santuário inteiro aplaudiu!

Uma tarde passada entre cânticos, a observar e as desenhar as pessoas, a esperar que o papa Francisco chegasse à Cova da Iria.














Quando o papa Francisco chegou junto da estátua de Nossa Senhora, foi pedido silêncio. Mais de cinco minutos passaram...





`
À noite, antes da procissão das velas, foi difícil encontrar um lugar onde conseguíssemos estar todos juntos. Lá encontrámos uma pequena clareira, acampámos como todos os outros peregrinos!
A Maria do Carmo Morgadinho (que eu não conhecia de lado nenhum...), que estava ao meu lado, acedeu a estar em pose para eu a desenhar...






Eu, o Rob, e a Louise, a sua mulher, o Eduardo, a Kasia, o meu marido que também estava presente, o Pedro e o Duarte que nos iam filmando, vivemos juntos a intensidade daquela noite: a procissão das velas, a multidão a cantar e a elevar alto um mar de luzes, a passagem do andor com a Nossa Senhora, que é para mim o momento mais bonito do 13 de Maio.
Senti que tocou todo o grupo. Eu comovi-me, como sempre...








Sem comentários:

Enviar um comentário