segunda-feira, 16 de junho de 2014

Marialva


A aldeia histórica de Marialva localiza-se na Beira Alta, concelho da Mêda. Designada Civitas Aravorum no tempo dos romanos, foi ocupada depois pelos Godos e mais tarde pelos árabes. D.Afonso Henriques mandou-a repovoar, mais tarde D.Sancho I.

Casas do Côro é um turismo rural (quase se poderia designar como "rural chic") que pertence a um casal que ao longo dos anos tem vindo a recuperar pequenas casas, transformando-as em quartos, suites, apartamentos, com uma decoração confortável e de muito bom gosto.
Chegámos num dia feriado, o 1º de Maio, a tempo de apanhar um pouco de sol na piscina, e de tomar uma bebida fresca que nos foi simpaticamente oferecida.
Chega a hora de jantar. É servido numa grande sala, ainda pudemos ver o pôr-do-sol através da janela do fundo, onde estava um animado grupo de estrangeiros. A comida é servida num ritual que nos faz sentir querer ficar ainda mais tempo do que apenas um fim-de-semana! E tudo muito bom!







 






No topo de um penedo granítico, em posição dominante sobre a vila e a planície, ergue-se o Castelo de Marialva. D.Afonso Henriques iniciou a sua construção. O conjunto actualmente em ruínas, foi estruturado em função do dispositivo militar, e compreende dois núcleos amuralhados. Duas Igrejas estão no seu interior: a Igreja da Misericórdia e a Igreja de Santiago. Ouviam-se os cânticos, pois era a hora da missa de domingo.


 



 
Mesmo antes de regressar a Lisboa, a vista (linda!) do solário das Casas do Côro, com a piscina em baixo, o castelo em frente. Prometemos voltar! 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário