sexta-feira, 22 de maio de 2015

Turim à chegada e Dia 1


26 a 30 de Março 2015. Mais um Espiritual no Desenho, desta vez em Turim. Como sempre um grupo fantástico, momentos de desenho, de convívio e de partilha inesquecíveis. Os desenhos? Motivo ou consequência, um dos dois será...


Na noite da chegada:




Na manhã do primeiro dia, "entramos na caravana, sem certezas"...
Não olho para onde vou, vou na caravana, deixo-me ir. Ouço os sons: hospitale maria vitoria... martineto... livorno... industria...Continuo a não olhar, mas começo a sentir-me inquieta... Olho para fora, olho novamente para dentro, o Mário sorri-me. Ainda estou na caravana! Começo a sentir medo...-piazza de la Republica... -Vou sair!




A alegria cá fora surpreende-me, estou no mercado! Sinto falta de um café. Bebo-o, reconforto-me por momentos. Mas o que é que me faz falta? Talvez de partir à descoberta com tempo para não ter tempos que me prendam. Quero sentir-me aquilo que não sou, nem estou, ainda: livre. As cores e os sons das bancas prendem-me na sua diversidade e profusão. Desenhá-las começa a libertar-me. Começo a sentir-me dona do meu destino.





Mas o que é que eu procuro, o que me faz falta? O que me inquieta? Começo a caminhar...
Paro com a beleza da Basílica Manzi, ano 1679-1699, projecto de António Bettino. Sento-me na escadaria, mas o que me atrai é uma outra fachada em frente. Recordo a frase: "Volta-te e torna a confiar nos teus olhos"... Pouso a mochila, refugio-me no conforto daquele varandim, que histórias terá por trás?
Continuo o caminho, continuo a procura. Encontrar a lógica inesperada... Será que a encontrei? Ou será que este caminho nunca acaba, estará sempre por fazer?





5 comentários: