domingo, 17 de maio de 2015

a Quinta do Vesúvio

 
Dona Antónia Adelaide Ferreira, nasceu no Peso da Régua, num dia estival, no início do século XIX.
Com uma vida dedicada ao Vinho do Porto, a Ferreirinha foi notável na introdução de inovações para a época. Cedo viúva de um marido que pouco acrescentava à mulher que se viria a tornar, não se deixou encostar ao dinheiros e às vinhas da sua família e com a ajuda de José da Silva Torres (o administrador que viria a tornar-se o seu segundo marido) lutou estoicamente contra o desfoque do governo português.
Reconhecida pela sua guerra à doença da vinha, a filoxera que a levou a Inglaterra para aprender os meios mais eficazes de combate a esta peste, bem como processos mais sofisticados de produção do vinho. A Quinta do Vesúvio é por isso uma morada muito especial, tendo sido uma das quase trinta quintas que deixou no ano da sua morte (1896).
Fica junto a uma estação de comboios de seu nome Vesúvio, perto de Peso da Régua, mesmo junto ao rio Douro. Consigo imaginar a Dona Antónia na varanda desta bonita casa, a olhar o sereno rio...



4 comentários:

  1. Respostas
    1. Rosario, trata-se de um local muito bonito, assim como todo o Douro. Vale a pena visitar!

      Eliminar
  2. Essa quinta fica num cenário lindo do Douro. Já fiz a viagem de comboio até ao Pocinho e vale a pena fazer este trajecto junto ao rio. Tenho pena do comboio não seguir até Barca D'Alva.
    Na altura achei curioso o nome da quinta onde o comboio faz a paragem. E vim a saber que era a quinta da célebre D. Antónia.

    ResponderEliminar
  3. É um percurso muito bonito o que fizeste Henrique, bem como todo o Douro!

    ResponderEliminar