sexta-feira, 4 de julho de 2014

Park Güell


O Park Güell foi originalmente pensado para ser um grande projecto imobiliário, com habitações de luxo, com todos os progressos tecnológicos da época e acabamentos de grande qualidade artística.  Encomendado por Eusebi Güell, foi construído entre 1900 e 1914. Revelou-se no entanto um fracasso comercial. Em 1926 inaugurou como parque público.
É uma obra da fase naturalista de Gaudi. Formas orgânicas, novas soluções estruturais, o "Trencadís", técnica decorativa que consiste no revestimento de superfícies com pedaços irregulares de cerâmica de cores vivas que tão bem caracterizam este parque e a obra do arquitecto catalão.
Linda a vista sobre Barcelona (sem turistas a tapar...).




No recinto do parque, junto ao Caminho do Rosário, situa-se "La Torre Rosa", a Casa-Museu Gaudi. Foi onde viveu os últimos vinte anos da sua vida.
Desenhada pelo seu colaborador Francesc Berenguer, mas assinada por ele próprio, a casa exibe uma colecção de objectos pessoais e obras de Gaudi. Na entrada, num pequeno pedestal, uma estátua de Santo António a quem ele, ao que consta, faria um pequena saudação ao entrar e ao sair de casa. Tivemos a possibilidade de subir ao terraço, local a que um turista normal não pode aceder. Já de volta ao jardim exterior, existe uma pérgula formada por arcos parabólicos desenhada por Gaudi. Foi aí que me detive, ao abrigo do sol quente que se fazia sentir.



Sem comentários:

Enviar um comentário