domingo, 2 de março de 2014

Manufaktura


Em Lódz.
Manufaktura localiza-se em edifícios que faziam parte de um grande complexo industrial que ocupava cerca de 27 hectares, projectado pelo arquitecto Hilary Majewski em 1872 a pedido de Izrael Poznanski, grande industrial e produtor de tecidos em algodão.
Recentemente, cerca de 10 anos foram necessários para remodelar todo este complexo que abriu em 2006. Engloba além de um Centro Comercial, Cinema, Lojas, Restaurantes, Museus, uma ampla zona pedonal de lazer, e um Hotel, o Andel's Hotel, onde ficámos durante o fim-de-semana.
Visitei o Museu da antiga Fábrica onde é contada a história destes bonitos edifícios em tijolo.
Carimbos com padrões estilizados de tecidos que eram produzidos na época, em cima de uma mesa, esperavam para ser usados. Carimbei algumas folhas em branco do meu caderno, para servirem depois de base a novos desenhos.





Ainda no Museu, amostras de tecidos, teares antigos, alguns ainda a funcionar, e toda a História deste lugar. Usei caneta na cor do tijolo, achei que neste ambiente se impunha.




 
A entrada e a saída da Fábrica faziam-se por este  bonito portão, com um relógio na parte superior.






4 comentários:

  1. O aproveitamento dos carimbos com os teus desenhos resulta muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosário, é a prova que os condicionamentos às vezes são positivos. Pelo menos podem ser o estímulo para outras abordagens. Obrigada pelo teu comentário!

      Eliminar