quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Bali, Day 5




A ilha de Bali, cuja capital é Dempasar, é o principal destino turístico da Indonésia.

Começámos o passeio na ilha pelos terraços de arroz, e a caneta Hero começou a falhar...
Mas isso não constituiu problema, tenho sempre alternativas riscadoras...
 





Um Buda comprado numa oficina de objectos de madeira, esculpidos à mão. Escolhi este por significar PAZ, em madeira de crocodilo que tem como característica ser muito leve, e é originária desta ilha.
Por fora a árvore tem uns bicos que parecem a pele do crocodilo, penso que seja essa a razão do nome.





Ao almoço em Ubud, a toalha da mesa ...




Bali abriga a quase totalidade da pequena população hindu da Indonésia, país que reconhece oficialmente seis religiões: islamismo, protestantismo, catolicismo, hinduísmo, budismo e confucionismo.
Uma visita obrigatória nesta ilha é a Holly Water Springs, Tirta Empul, em Tampak Siring, a fonte de água sagrada, que segundo eles tira as más influências do corpo e purifica a alma e a mente.
Muitas pessoas debaixo das fontes a receber a água por cima da cabeça, ou no peito, em atitude de meditação, mas muitos turistas também só para ver e tirar fotografias.

Desenhei o templo ao lado da fonte.





Mais um templo particular, ao lado de uma casa. Todas as casas têm templos, existem pequenos altares por todo o lado, onde eles estão sempre a pôr oferendas, muitas vezes flores.





Uma figura à entrada de outro templo em Ubud, com um pano enrolado, coisa que vi em várias figuras nos templos.





Ao fim da tarde tive duas horas para espreitar todas as lojinhas de Ubud, facto que aproveitei ao máximo. Depois jantar no Cinta, ambiente simpático, ao som dos Santana, e de todas as memórias que a música deles me traz.



2 comentários:

  1. Fernanda, Estive a ler e a ver todos os desenhos desta série e fiquei encantada. Voltarei com mais tempo para ver um em cada dia. Há pormenores encantadores e sente-se a vivência da viagem. Ficarei atenta.

    ResponderEliminar