segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

NYC

Passei um fim-de-semana prolongado em Nova Iorque, cheia de boas intenções de desenhar os arranha-céus, que me fascinam, e tudo e mais alguma coisa! Descobri que a nevar e com cinco graus negativos, ou então a chover, os meus objectivos não eram fáceis de atingir! Ou será que não me esforcei o suficiente? Fiquei-me pelos interiores, como este restaurante, o Spice Market, na zona de Meatpacking District. Comida e decoração de inspiração asiática, ambiente de almoço num restaurante cheio de luz e de mulheres! E como Nova Iorque é uma cidade onde apetece sempre voltar, os "skyscrapers" ficam para a próxima vez!

sábado, 28 de janeiro de 2012

A jantar no Vila Joya

O restaurante do Vila Joya no Algarve, que tem como Chef o alemão Dieter Koschina, organiza todos os anos um Festival Gastronómico que se prolonga por mais de uma semana, e onde participam os melhores Chefs de todo o mundo. Fui jantar Domingo 15 de Janeiro, dia em que o tema era "Koschina & Friends".
Fui desenhando os pratos na lista, e no final andei `"à pesca" de todos os Chefs para me assinarem o Menu.
Foi um excelente jantar: comida, ambiente, serviço, convívio com os autores das iguarias, enfim, tudo a contribuir para mais um grande noite a recordar!

Antes dos Chefs assinarem...

Depois, a confusão total!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A desenhar no Camões

Recentemente participei numWorkshop de Desenho panorâmico, orientado pelo Cláudio Patané, que teve lugar no Largo do Camões em Lisboa. Apesar do frio, valeu a pena pelo convívio, pela troca de experiências, pela aprendizagem! Até reencontrei uma amiga dos tempos do liceu! Dentro dos objectivos do programa, fiz dois desenhos, um a 90º e outro a 180º. Ao final do dia pudemos observar os trabalhos uns dos outros, numa visão de 360º do Camões, mas onde a estátua do próprio nunca esteve incluída!




 
Lisboa, 14 de Janeiro de 2012

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Em Moçambique... O Piripiri

O Piripiri é um restaurante em Maputo onde se come frango assado no espeto, à portuguesa, além de outros pratos todos de origem portuguesa. Aliàs, ao olhar as listas de todos os restaurantes que visitei em Moçambique, poderia pensar que estava em Portugal num restaurante típico: polvo à lagareiro, bacalhau à Brás, pudim flan, mousse de chocolate. A única diferença era o camarão tigre grelhado que é ponto comum entre todos embora servido com batata frita e salada. Posso mesmo dizer que tive uma "overdose" de camarão durante estes dias!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Em Moçambique...arquitecturas em Maputo



A catedral de Maputo, um bonito edifício em estilo Art Déco e uma vista parcial da cidade, do terraço do Hotel Pestana. Pode ver-se o estado de degradação em que estão a maioria (para não dizer em quase todos) os edifícios daquela cidade.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Em Moçambique... O Clube Náutico da Beira



À porta do Clube Náutico da Beira, à sombra das árvores, o Laimo estava a vender coisas típicas de Moçambique: Colares, estatuetas, peças em pau preto, e muito mais bugigangas. Comprei uns colares, pedi que me deixasse desenhá-lo. No final disse que tinha ficado muito bonito!





segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Em Moçambique... O Clube Naval de Maputo


Num dia em que é feriado em Moçambique, e em que toda a gente ainda continua a festejar a passagem do ano, é preciso muita calma para se almoçar num restaurante completamente cheio, e ainda mais quando estamos em Maputo! Acabou por ser bom, aproveitei para desenhar calmamente!

Em Moçambique... Na praia de Bilene

A praia de Bilene, a cerca de 180 Km a norte de Maputo, foi o local escolhido para passar o primeiro dia do ano. Palmeiras é um complexo turístico onde existe também um restaurante. A água é quente e por mais que se ande não se perde o pé! Aproveitei para me desforrar do frio!





Almoçámos no restaurante, que tinha uma decoração africanista/marítima, e ainda uma cara de Pai Natal pendurada no farol! O Joca, era assim o nome de um dos donos portugueses, estava à porta a receber os clintes, duma forma muito descontraída!

Em Moçambique... Maputo, o Hotel Polana

No último dia do ano 2011 chegámos a Maputo, onde ficámos hospedados no hotel Polana, um dos símbolos daquela cidade.  Foi construído em 1922 e sofreu obras de remodelação muito recentemente.
É um hotel muito confortável, onde se sente ainda o espírito de anos longínquos, e se imagina o que seria nessa época uma viagem desde Portugal até lá. Seguramente que nada comparável às dez horas de voo de hoje em dia. 




E foi junto à piscina do hotel que entrei em 2012, espero bem que tenha sido com o pé direito!
A ver vamos!



O meu Larolan africano

Estreei o meu caderno Larolan com tecido colorido, na minha viagem de férias a Moçambique neste final de ano. Achei que as cores e o padrão do tecido tinham tudo a ver com o espírito africano! Mas apesar de gostar muito deste formato, tive alguma dificuldade em me adaptar a ele. Enfim, como tudo na vida, é preciso muito treino, ou seja, muitos desenhos para chegar lá!



Moçambique, de 31 Dezembro 2011 a 7 Janeiro 2012