sábado, 17 de dezembro de 2011

Gare de Milão



Dez da noite, na Gare Central de Milão, a fazer horas para apanhar o comboio para Paris que partia à meia-noite e a desenhar. Um desenho inacabado, numa noite que acabou por ser diferente, uma noite que foi passada a dormir na viagem de comboio! Interessante, mas não sei se irei repetir...

A escala da Gare é fantástica, as pessoas são mosquinhas... eu era a mosquinha desenhadora!
Setembro 2011

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A apanhar cogumelos selvagens

No passado fim-de-semana estive no Douro, com um grupo simpático e um programa que incluía actividades muito variadas.
Sábado de manhã começámos o dia com um belo pequeno-almoço na Casa das Camélias, em Vila Seca de Poiares, seguido de um passeio pelo bosque à procura de cogumelos selvagens.
O Luís Soares Duarte, conhecido enólogo, apreciador e estudioso de cogumelos foi o nosso guia.
Vimos muitas espécies diferentes, algumas até venenosas. Apanhámos uma grande variedade, para depois poder verificar através dos livros se eram comestíveis. Mas, como dizia o Luís, em caso de dúvida não se comem!
Durante a tarde, no miradouro de S. Leonardo de Galafura, pudémos disfrutar de uma vista muito bonita sobre o rio Douro, antes do risotto com "Lactarius deliciosus" que o Luís preparou para o jantar!
Eram realmente deliciosos, como pude comprovar!




quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

À noite todos os gatos são pardos

Isto de desenhar quase às escuras tem muito que se lhe diga! Quando este meu desenho viu luz natural, descobri que em vez de preto tinha utilizado outra cor! Aproveitei então para fazer uma experiência usando além do violeta um pouco de amarelo, cor complementar. 
P.S. A torta de laranja estava óptima com o Moscatel!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Panorama


Agora que a minha filha Ana está a viver em Ávila, são poucos os momentos em que estamos os cinco reunidos. Aproveitámos uma vinda dela a Lisboa para almoçar no Panorama, no último andar do Sheraton em Lisboa. Tem uma vista deslumbrante, que marcou o ritmo para mais um desenho no meu mini Moleskine, e de um belo almoço para todos os sentidos! Que bom estarmos todos juntos!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pharmacia


Restaurante Pharmacia, em Lisboa. Mais um desenho no meu mini Moleskine, e a estreia das minhas aguarelas japonesas!

As minhas aguarelas japonesas


Estas são as minhas aguarelas japonesas, acabadinhas de comprar na minha loja favorita de material de Belas Artes, chamada Sennelier. Fica em Paris na Rive Gauche, junto ao rio Sena, e é um sonho andar a ver a infinidade e diversidade de coisas que existem lá dentro! Apetece mesmo comprar tudo!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Um croissant e um café

Paris, 25 Novembro 2011

The National Gallery


Para conseguir ver a exposição do Leonardo da Vinci, na National Gallery em Londres, tivémos que chegar à fila para comprar bilhetes às 8 horas da manhã, e já tínhamos 100 pessoas à nossa frente!
Fui comprar uma bebida quente, aproveitei para fazer um desenho, e o tempo acabou por passar
rápido. Valeu a pena, é uma exposição para recordar!
Londres, 28 de Novembro de 2011

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

The Crown

O "The Crown" é um restaurante típico inglês que encontrámos enquanto caminhávamos na zona entre o Soho e Oxford Street. Cheio de turistas, de um lado dois amigos húngaros, do outro uma família de franceses, com comida igualmente típica, almoçámos num primeiro andar com vista para a rua.
Era uma data de grande significado para mim. Daí as flores, símbolo da memória, das saudades...

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

L'Ópera Garnier



Num dia de céu azul em Paris, desenhei dois pormenores da Ópera Garnier vista da Brasserie Antracte, junto ao famoso Café de la Paix.  É um edifício riquíssimo de detalhes no exterior, mas foquei-me primeiro neste canto com as estátuas de que gosto particularmente. O interior é sumptuoso, vale a pena fazer uma visita para conhecer!
26 de Novembro de 2011

O meu Moleskine de toilette!

Comprei um mini Moleskine, para situações em que uso uma mala mais pequena, normalmente quando vou jantar fora. Isto porque tenho que ter sempre comigo papel e caneta no caso de me apetecer desenhar! Chamei-lhe em jeito de brincadeira, o meu "Moleskine de toilette"!
Comecei também a fazer uma composição para tentar retratar o ambiente. Aqui vão as minhas primeiras experiências!