segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Kyoto 1


O comboio-bála partiu às 7:00 da manhã de Tóquio. Cerca de 3 horas de viagem separavam-nos de Kyoto, a antiga capital imperial.
Durante o caminho avistei o Monte Fuji, elemento da natureza tão inspirador para os japoneses e para a sua arte. Lindo com o cume coberto de neve!
Já quase a chegar a Kyoto, a neve começou a cair, reforçando o manto branco que já cobria os campos. Bonita visão!

Já na cidade, a primeira paragem no Castelo Nijo, não foi muito bem sucedida: "Closed, come tomorrow"! Pois, mas tomorrow já cá não estamos...

Um desenho feito junto ao portão de entrada, com as mãos já geladas, para começar a aquecer...


sábado, 18 de fevereiro de 2017

Japão 2

A minha filha Ana tem um amigo japonês que nos deu algumas dicas sobre restaurantes em Tóquio.
Ao almoço no Nagi comemos "ramen", uma massa larga numa sopa com carne de porco e peixe seco, num restaurante minúsculo onde se pagava numa maquineta à entrada antes de comer.
Difícil caber lá dentro, e ainda mais comer e desenhar...
 
Ao jantar no Heihachi comemos enguia, que estava maravilhosa. Não falavam inglês, mas gostaram de ver os desenhos, e escreveram em japonês o nome dos pratos.
 
Entre refeições passeámos pela cidade, pela qual me fui apaixonando. O tempo estava frio mas com um sol lindo a dar ainda mais brilho ao que íamos descobrindo. Mas, como não se pode ter tudo, acabei por não desenhar...
 
 




sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Japão 1


O Japão era um destino há muito tempo desejado. Finalmente surgiu uma oportunidade (ou uma desculpa...) para ir a Tóquio. O Guia, um auxiliar precioso nas decisões do programa das festas!
 
O primeiro voo foi Lisboa-Frankfurt, onde fizemos escala antes do voo de 12 horas até à capital japonesa. Desta vez não conhecia nenhum dos pilotos... foi pena... mas também não pode ser sempre...
 

 
 


A Catarina passou grande parte da viagem a estudar o plano de viagem (coisa que já deveria ter feito antes...)
Chegámos a Tóquio à hora de almoço do dia seguinte (9 horas de diferença horária com Lisboa).
O nosso hotel localizava-se em Ginza, a zona de comércio e luxo da cidade. Depois de umas voltas de reconhecimento com a Sachico, a nossa amiga japonesa, jantámos no Zauo, um restaurante onde primeiro se pescava o peixe que iríamos comer.
Optei por pescar uma lagostinha... Muito giro e muito bom!