quarta-feira, 30 de novembro de 2016

No Martim Moniz a olhar o castelo

 
Um fim de dia menos apressado que os outros, uma paragem para desenhar porque é isso mesmo que eu gosto, porque é isso mesmo que me faz bem!
 

 

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Vamos desenhar com... Luís Frasco

 
As ruínas do Convento são Carmo são realmente um espaço fantástico para desenhar. Então com a companhia de outros sketchers e depois de uma apresentação do Luís Frasco, melhor ainda!
 
O tema lançado para desenhar foi: O detalhe, o todo, as palavras, a composição. 
 
Venham mais "Vamos Desenhar com.."!
 

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

a desenhar com Inma Serrano e Miguel Herranz

 
Desenhos feitos no Workshop da Inma Serrano e do Miguel Herranz na casa Atelier Vieira da Silva.
 
Primeiro uma passagem na forma de desenhar de cada um deles durante a apresentação. Depois, no Jardim das Amoreiras, fomos desenhar troços, de pessoas, de objectos: uma composição, uma forma de contar uma história...Os meus desenhos. nada de especial, mas no final mais uma manhã muito bem passada e mais coisas que entraram!
 



quinta-feira, 17 de novembro de 2016

em Madrid, na Plaza Mayor

Há histórias que são nossas e há outras, que não nossas, mas que interiorizamos, das quais nos apropriamos, e que passam a ser nossas também.
 
Em Madrid, após dois dias de chuva, finalmente o sol mesmo antes de regressar a Lisboa.
 
Fico sempre muito indecisa, onde parar, onde concentrar a minha energia e desenhar.
 
Lembrei-me das histórias do Nelson quando deu aulas de desenho aos reclusos na prisão, e que um deles lhe pediu para desenhar a Plaza Mayor. É mesmo aí que me apetece ir!
 
A Plaza Mayor é um dos centros energéticos da cidade, ponto de passagem e confluência de pessoas. Espanhóis, estrangeiros de todas as nacionalidades, vigaristas também de toda a espécie e feitio.
 
Enquanto o meu marido se deliciava a ver um desses vigaristas/mágicos, eu desenhei a parte estática e calma daquele local: a estátua equestre do Filipe III, impávido e sereno com tudo o que se passava à sua volta e um dos píncaros do edifício central da praça, a querer furar o céu!
 
E desenhar é isso mesmo, é contar sempre a nossa história, é o "aqui e agora"!
 





quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Paris em dois momentos

 
Dado que foi uma viagem de trabalho, só deu mesmo para dois desenhos, que foram feitos para reduzir a frustração de estar em Paris e não poder desenhar:
 
A almoçar no dia da chegada (o senhor do restaurante adorou, tirou fotografias do meu desenho)...
 


e junto ao rio Sena a olhar a icónica Torre Eiffel, antes de regressar a Lisboa, com os vendedores dos "selfies sticks" à minha volta...



terça-feira, 15 de novembro de 2016

Rota das Estrelas em Amarante

 
Amadeo de Souza Cardoso foi o tema de um jantar da Rota das Estrelas, que decorreu nas salas do museu com o seu nome em Amarante, cidade que o viu nascer.
Sete Chefs foram buscar inspiração em quadros do pintor, para criarem uma estética que, aliada aos sabores, proporcionou um jantar memorável. Até porque, no meio desses Chefs... estava a minha filha Ana! O prato dela interpretava o quadro "O parto da Viola", o quinto a contar do início na refeição. So proud!!
 

 









Fim-de-semana em Amarante

 
Amarante é uma bonita cidade banhada pelo rio Tâmega. Aproveitando o fim-de-semana por ali, o meu dia de sábado foi passado junto ao leito do rio, a beber a tranquilidade que a paisagem me transmitia. Os reflexos espelhados na água, as pessoas, os sons. As badaladas na Igreja iam-me fazendo ver que o tempo que parecia não passar e que eu queria que não passasse, caminhava também ele calmamente, mudando das luzes para as sombras, numa beleza que guardo na memória que este desenho me desperta. 
 
 

 


Domingo: "Não quero ir embora, quero ficar aqui, quero que o tempo páre!"




Junto à Igreja e Convento de São Gonçalo, uma panorâmica de quase 360º...




 

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

a jantar no La Bien Aparecida

 
La Bien Aparecida é um dos restaurantes de moda em Madrid, no centro perto da Calle Serrano. Como tínhamos que deixar a mesa às 10 em ponto para o segundo serviço, estavam mais preocupados nisso do que em ser simpáticos! Mas foi agradável, desenhei o ambiente, não me apeteceu desenhar a comida... Até já me esqueci do que foi...
 
 

 

ainda no Botilleria y Fogón Sacha

 
O ambiente... A comida é fantástica, um restaurante a não perder em Madrid, mesmo!
 

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Desenhar com... Fernanda Lamelas


No passado dia 15 de Outubro coube-me a mim conduzir a primeira sessão do "Vamos desenhar com...", onde irão participar vários sketchers ao longo dos meses.

Fiz primeiro uma apresentação aos cerca de 20 participantes, onde mostrei desenhos, a evolução da minha forma de desenhar, o que me tem influenciado ao longo destes 5 anos de Urban Sketcher, o que me move.

Depois fomos desenhar. O tema que lancei foi "as partes fazem o todo".

Obrigada a todos os que participaram, foi mesmo muito bom!!











a jantar no Botelleria y Fogón Sacha

Estive no fim-de-semana passado em Madrid a comemorar o meu aniversário. Não deu para andar a desenhar na rua porque estava frio e chuva. Deu para passear pelas lojas e para experimentar novos restaurantes. Este que não conhecia ainda entrou para o Top 5! Botilleria y Fogón Sacha!
Na cozinha está o Pol, amigo da minha filha Ana, e que é sobrinho do dono, o Sacha, que não estava nesse dia.
Um menu degustação que o Pol preparou para nós: Tudo de comer e chorar por mais!