segunda-feira, 26 de outubro de 2015

E aqueles que por obras valerosas, Se vão da lei da Morte libertando...

 
No passado fim-de-semana estive pela primeira vez no restaurante Bérrio, na Parede. Tem uma vista soberba sobre o mar e o seu nome foi dado, segundo o que está escrito no cardápio, para enaltecer o período mais importante da História de Portugal, os Descobrimentos.
 
"A baía de Cascais e a praia da Parede registam uma forte ligação histórica a uma das viagens mais famosas desse período áureo - a primeira viagem marítima para a Índia.
Mais de um ano decorrido depois da partida das três caravelas, São Gabriel, São Rafael e Bérrio, só duas regressaram: a caravela Bérrio, por ser a mais robusta, foi a primeira a chegar em 10 de Julho de 1499, e a atracar na costa de Cascais e a saudar o rei."
 
Os Lusíadas, em destaque quando se entrava no restaurante, deram o mote num sábado enevoado e triste de outono...
 
 
 
 

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

a desenhar no museu da Marinha


Um grande encontro dos urbansketchers Portugal, embora fosse pequeno no tempo que tivemos para desenhar! Funcionou como aperitivo para voltar lá outra vez!

Foquei-me nas "figuras de proa" ou "carrancas" de algumas das embarcações expostas, e andei depois a pesquisar um pouco:
A "figura de proa", "carranca" ou "leão da barca" é uma figura decorativa esculpida em madeira, geralmente com formas femininas ou de animais que era usada nas proas dos navios entre o séc. XVI e XIX. Tal como a decoração da popa, tinha por objectivo indicar o nome da embarcação a uma sociedade iletrada, para além de demonstrar a riqueza e o poder do armador.



sexta-feira, 9 de outubro de 2015

...vais um dia inteiro para Évora e só fazes isso?


Este ano decidi ir a Évora no dia em que se (a)riscava o património em várias cidades portuguesas, e acho que foi uma boa decisão! A antiga fábrica do Leões, onde tinha sido combinado o encontro, é um local muito giro para desenhar, além de que há que tempos que os silos eram um tema que me apetecia imenso pôr no meu caderno. E depois o grupo era fantástico com várias pessoas de Lisboa que se juntaram ao simpático grupo de Évora (obrigada Luís Ançã pela organização). Diverti-me imenso (a começar com a viagem de carro desde Lisboa com o Nelson e outra sketcher), passando por uma galhofa pegada no terraço da fábrica, mas sempre a desenhar! O almoço era ali mesmo, o que não quebrou o dia de desenho. Foi mesmo muito bom! Mas quando mostrei em casa o "fruto" de um dia de trabalho, o meu marido disse-me: Então vais um dia inteiro para Évora e só fazes isso? Sem comentários...