sexta-feira, 31 de julho de 2015

Singapura, Day 1


Participar num Simpósio anual de UrbanSketchers é poder estar com um grupo de pessoas de todo o mundo que têm em comum a mesma paixão: desenhar!

Este ano a cidade escolhida foi Singapura, o que significou mais de 24 horas em trânsito, mas que se fazem com imensa alegria porque, como eu costumo dizer, "vou pr'à festa"!

Singapura é uma cidade-estado localizada a sul da Malásia, no Sudoeste asiático, 137 quilómetros a norte do equador. Formada por 63 ilhas, é separada a sul, da Indonésia, pelo estreito de Singapura.

A Singapura moderna foi fundada como um posto comercial da Companhia da Índias Orientais por Sir Stamford Raffles em 1819.
Em 1965 separou-se da Malásia e tornou-se um Estado totalmente independente. Este ano festeja os seus 50 anos. Teve como líder desta independência e responsável pelo crescimento e desenvolvimento (é hoje em dia um dos países mais ricos do mundo), o recém falecido Lee Kuan Yew.

Cerca de 5 milhões de pessoas vivem em Singapura, dos quais 2,91 milhões nasceram no local. A maioria da população é descendente de chineses, malaios e indianos.

É uma cidade vibrante de energia, de cor, de contrastes entre a arquitectura dos edifícios antigos e os arranha-céus, entre as diferentes culturas presentes por toda a cidade.
É uma cidade cheia de regras, mas onde nos sentimos sempre seguros, onde as pessoas são educadas e cordiais.

Fiz alguns "amigos" no metro, querem sempre saber de onde venho, como me chamo.

O calor junto com a humidade, no entanto, são algo do qual nos temos que abstrair...tudo o resto é muito mais importante!

Cheguei a Singapura ao fim do dia de segunda-feira, ainda a tempo de um jantar com o Luís Araújo.
Terça começámos o dia na zona de Canpong Glam, onde se situa a "Sultan Mosque". Fui passando por vários desenhadores, Marc Holmes, Stephanie Bower, Liz Steel, Shari Blaukopf... que giro conhecê-los pessoalmente.




Em Bussorah Street. Acho que toda a gente do simpósio desenhou esta vista!



 
 
 

 
 
Mais cores, detalhes, perspectivas, a presença constante do verde e os arranha-céus sempre a espreitar.
 

 
 
Em Chinatown, ao fim da tarde, a mistura da arquitectura com as cores predominantes aqui, vermelho e amarelo, e sempre gente, muita gente. Locais, turistas, a passar num corropio. Tempo para desenhar e beber uma Coca Cola para repor energias, com o Luís e a Birgit.



sexta-feira, 17 de julho de 2015

na praia Grande


Quando se misturam carimbos com simbologias supostamente inconciliáveis com um desenho feito na praia Grande em Porto Covo, dá isto. Mas como há sempre explicação para tudo ou melhor, é sempre possível encontrar uma lógica escondida, vou pensar um bocadinho mais no que me levou a fazer esta grande mistura...
Nota da autora: O inchaço do pé direito tem por causa uma tendinite que se instalou, não sei até quando. Espero ver-me livre dela o mais rápido possível!


quinta-feira, 16 de julho de 2015

a jantar na Praça das Flores


No restaurante "de Castro", do Miguel Castro e Silva, a petiscar e a desenhar. Já não é a primeira vez, e os meus desenhos até já fazem parte da decoração da casa, numa moldura na parede, que nos fez companhia durante a refeição. Lá fora a Praça das Flores, com as suas árvores altas e as casas de traça antiga, clássica, mas sempre tão "saborosas" e atraentes como as comidas do Miguel!




terça-feira, 14 de julho de 2015

Fui ver o pôr-do-sol


Fui ver o pôr-do-sol à praia de São João da Caparica, para aproveitar esta altura do ano, que eu adoro, em que o dia acaba depois das nove da noite.
Consegui convencer duas das minhas filhas a fazerem-me companhia. Vimos o sol desaparecer no horizonte enquanto petiscávamos umas ameijoas no restaurante da praia!





sábado, 4 de julho de 2015

no Arte & Sal

 
O Arte e Sal é um restaurante em São Torpes, onde tudo é bom! Raramente dispenso as Gambas Arte e Sal que são de comer e chorar por mais!