(desenho retirado da net)
"A caravela foi uma embarcação inventada e usada pelos Portugueses durante o período dos Descobrimentos nos séculos XV e XVI.
A caravela portuguesa era uma embarcação rápida, de fácil manobra, apta para a bolina, de proporções modestas e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. As caravelas eram embarcações de fraco calado que podiam facilmente subir os rios da costa africana.
Foi numa Caravela que Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, em 1488.
A Caravela Vera Cruz é uma réplica exacta das antigas caravelas portuguesas.
Foi construída no ano 2000 no estaleiro naval de Vila do Conde no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
Destina-se a possibilitar o treino de vela e experiências de mar, sobretudo a jovens, a participar em provas e outros eventos náuticos, à investigação do comportamento e manobra das antigas caravelas e à realização de visitas de estudo com escolas em Lisboa e outros portos nacionais".
O primeiro desenho, acima, foi feito durante mais uma das sessões do Alfabeto Lisboeta (a letra N de Navios) junto à Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos. Foi pedido um desenho com medidas rigorosas, de escorço, palavra que nunca tinha ouvido...
Apeteceu-me explorar mais o dito escorço, e no dia seguinte voltei para desenhar, desta vez num formato maior. É como se costuma dizer, o criminoso volta sempre ao local do crime!
17 Janeiro 2015