terça-feira, 30 de setembro de 2014

Encontro de Urban Sketchers


No passado sábado houve por todo o país encontros de Urban Sketchers sob o Tema (A)RISCAR O PATRIMÓNIO.
Lisboa, Évora, Tomar, Torres Vedras, Ponta Delgada, foram algumas das cidades onde se reuniram pessoas para desenhar. E mais importante do que desenhar, para conviver, pois já somos uma grande família que gosta muito de se juntar!
Eu fiquei por Lisboa, embora me tivesse apetecido variar e ir até Évora ou até Tomar.
O encontro foi no Largo do Carmo, onde o Eduardo Salavisa deu indicações de horas para o encontro de fim de tarde, o elevador da Glória, na Avenida da Liberdade.

Comecei por desenhar o Chafariz do Carmo, que me pareceu muito maior do que sempre. Eu que já passei centenas de vezes naquele largo, nunca lhe tinha dado atenção, nem sabia que era um chafariz. Era uma coisa em pedra lá no meio... Impressionante como podemos não ver o que está à nossa frente! Uma das coisas boas de desenhar é isto, fazer com que vejamos cada vez melhor o que nos rodeia, aguçar a nossa curiosidade.





Depois com a Manuela e a Emília fomos até ao Largo Trindade Coelho, ao qual eu sempre chamei Largo da Misericórdia...

Dois desenhos não muito inspirados...








Como já passava da hora do encontro final, e supostamente o grupo iria ainda até ao Largo de São Domingos, cortámos caminho e fomos directamente para São Domingos. Começou a chuviscar e a Igreja foi o nosso refúgio. Estava a decorrer o terço, que estava a ser rezado por um rapaz com uma T-shirt com riscas na manga, que falou qualquer coisa como: -No meu trabalho...Não me pareceu ser padre!
Aos som das avé-marias e dos Pai-nossos, fui desenhando a Santa Justa, que é uma Santa que faz muita falta na nossa vida...





De novo lá fora no largo, na esplanada do café debaixo dos toldos porque continuava a chover, a converseta e os desenhos continuaram, eu a copiar a vista que a Emília tinha escolhido...
E assim se passou (demasiado rápido...) uma óptima tarde com os amigos!

1 comentário:

  1. É assim, desenhar tem muitas coisas boas! Gosto muito da maneira como resolveste o terceiro desenho, com manchas.

    ResponderEliminar