terça-feira, 10 de junho de 2014

Grazalema

 

Quando vi anunciado pela Inma Serrano um Encontro de Urban Sketchers em Grazalema, fiquei logo cheia de vontade de participar. Pareceu-me que o grupo era muito interessante, assim como aquela zona de Espanha que eu não conhecia.
Grazalema fica na serra de Cádiz, a sul de Sevilha e a norte de Cádiz e Málaga. É uma localidade que se encontra a 810m de altura, e é curiosamente o local em Espanha onde mais chove! Tivemos sorte, esteve sempre sol!

Chegámos sexta-feira ao fim da tarde, depois de percorrer uma estrada sinuosa (e linda!) a subir a montanha, e ainda a tempo de uma palestra onde estiveram a participar: Célia Burgos, Rosa Trias, Arturo Ramirez, Patrízia Torres, Inma Serrano, Gabriel Rubio. Muito bom o grupo! Fui tomando notas, e destaco esta frase: "O caderno gráfico é uma memória plástica, um exercício de liberdade".
 
Quem organizava este Encontro era a Galeria de Arte "Neilson Gallery", onde inaugurava uma exposição de Desenho, e onde houve um cocktail de seguida. Deram um Caderno feito de propósito para este Encontro. Comecei logo a conhecer novos amigos "dibujantes", de vários locais de Espanha, pois só conhecia a Inma e o Luís Ruiz. Todos achavam fantástico eu ter vindo de Portugal de propósito!


Sábado de manhã: um café e um primeiro desenho na Plaza España, mesmo ao lado do nosso Hotel.


 
 
Já com o grupo, subimos até ao mirador para fazer o primeiro desenho. Empoleirei-me numa pedra, a vista era deslumbrante! A rocha alta à direita é o "Peñon grande".
 

 
 
A Igreja de San José foi a paragem seguinte. Tirámos uma foto em grupo na escadaria, e depois  todos seguiram viagem, mas eu fiquei por ali mesmo.
 
 


Almoçámos depois em grupo num restaurante no centro da vila, foi um momento para ver cadernos, e para parar um pouco. Os espanhóis são muito simpáticos, divertidos, adorei! De novo na Plaza España mais um café e mais um desenho com a Iglesia de la Encarnación ao fundo e a Margarita em primeiro plano.




De rumo a mais um mirador, desta vez passando por uma fonte romana em frente ao "Labadero".
Grazalema é de origem árabe. O nome desta localidade foi primeiro Benzulema, depois Gran Zulema, e posteriormente o nome definitivo, Grazalema.





À noite foi a final do campeonato espanhol de futebol, em Lisboa! Ainda fui obrigada a assistir a um pouco na televisão do restaurante, e houve barulho de festejos na rua até às tantas da manhã!


Domingo de manhã: sentados no café mais uma vez na Plaza España. Mais novos conhecimentos e um desenho (incompleto), antes de subirmos até à Ermita del Calvário. Fiquei cansada mas valeu a pena!








De novo no centro antes de almoço, a habitual partilha de cadernos, e não um "adeus", mas sim "até breve"!

1 comentário: