quarta-feira, 2 de setembro de 2015

o passadiço do Paiva

 
No passado sábado, dia 29 de Agosto, fui conhecer o recentemente inaugurado mas já famoso Passadiço do Paiva.
 
Fica perto de Arouca, uma localidade a poucos quilómetros para o interior ao nível de São João da Madeira. É um passadiço em madeira que acompanha durante mais de 8km o leito do rio Paiva, o maior afluente da margem esquerda do Douro. Fizemos o percurso a partir de Espiunca, logo bem cedo às 9 e meia da manhã. A meio do percurso, um primeiro mergulho na praia fluvial do Vau! Depois continuação da caminhada que vira escalada quando temos que subir cerca de 450 degraus! Depois é sempre a descer, com uma paragem para comer uma bola de Berlim e comprar uma água numa carrinha parada numa zona do percurso que é feito por uma estrada em terra que se afasta por pouco tempo do leito do rio. Final da primeira parte: mais um mergulho na praia do Areinho, um café no bar e um gelado (já tinha comido um pão a meio do caminho).
 
Mas como em todas as medalhas, há aqui também o verso e reverso. A última descida é agora, no caminho de volta, uma subida interminável! Às 2 da tarde, mais de 30 graus, posso afirmar que me custou muito subir as escadas e depois a "ladeira" empoeirada. A partir daí, maravilha! De novo a desfrutar do maravilhoso percurso. Muitas pessoas por todo o lado, a caminhar, nas praias, o que também acrescenta uma enorme energia e alegria, e também orgulho por uma obra de alguma forma simples e óbvia mas que não deixa de ser tão visionária!
 
Um dia mais a caminhar do que a desenhar, coisa que só fiz no regresso. Para lá estava a poupar todas as energias!
 
 
 
 
Na ida:

 
 
 
 
 


Na primeira praia fluvial, Vau.




Uma ponte suspensa a meio do percurso que segue em frente, não é necessário atravessar.



 
 
 




Os 450 degraus aproximam-se...


 
 
 
 
Na praia do Areinho:
 
 


O caminho de volta, agora a descer custa menos...




 

 


Água fresquinha:




 
 
 
Já quase a concluir mais de 17km de caminhada, cansada, mas feliz por um dia fantástico que seguramente não vou esquecer!
 
 



2 comentários:

  1. Adorei a reportagem: desenhos e fotos. Fiquei com imensa vontade ir conhecer!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Celeste! Agora infelizmente há que esperar, que tristeza o incêndio que aconteceu!

    ResponderEliminar