sábado, 6 de agosto de 2016

a ponte 25 de Abril faz hoje 50 anos!


Em 1876 foi feito um primeiro estudo para uma ponte sobre o rio Tejo.
Depois de vários outros ao longo dos anos, apenas em 1958 foi lançado um concurso público para a sua construção, ganho por uma empresa americana, a United States Steel Export Company.
A 5 de Novembro iniciaram-se os trabalhos que duraram menos de 4 anos. A ponte foi inaugurada precisamente a 6 de Agosto de 1966.

Eu estive nessa inauguração com os meus colegas de liceu! O meu pai era apaixonado pela ponte, estava sempre a dizer-me: Isto é uma grande obra de engenharia! Acompanhou toda a construção, ia-me explicando o que se ia fazendo, fui com ele ver as grandes caixas metálicas antes de serem afundadas para constituírem as sapatas da ponte no leito do rio. Estes desenhos que fiz no encontro são dedicados a ele.

Videos giros  sobre a construção da ponte, que até ao 25 de Abril se chamou Ponte Salazar:

https://www.youtube.com/watch?v=os19ck7e5go

https://www.youtube.com/watch?v=R3uq8UL7ouM


Participei recentemente num encontro para a desenhar, e com a colaboração das IP tivemos acesso a locais onde normalmente não se pode estar:
De manhã, no pilar norte. Quando chegámos ficámos um pouco decepcionados, parecia que não havia nada de especial para desenhar, mas havia!









uma perspectiva a torcer o pescoço...





Depois de almoço, que foi de ameno convívio numa esplanada na zona da Junqueira, desenhámos junto às amarrações do pilar sul. Não se tem noção da intensidade do ruído dos carros e dos comboios a passar... Queria ter desenhado as amarrações junto às sapatas, mas perdi-me com a vista magnífica quando lá cheguei!








e para terminar, nos jardins das Infraestruturas de Portugal! Apesar do calor, e de pensar que bem se estaria na praia, não apetecia parar de desenhar aquela grande obra de engenharia!  Um belo grupo de sketchers, e uma recepção e acompanhamento fantásticos por parte das IP! E obrigada Nelson pela iniciativa! E parabéns Ponte 25 de Abril!