segunda-feira, 21 de setembro de 2015

no Largo de Santa Cruz em Braga

...algures em Agosto a olhar a igreja com o mesmo nome, que acho muito bonita. Por esse motivo já a tinha captado numa outra ocasião. Amanhã vou para Braga de novo, se tiver tempo pode ser que me apeteça desenha-lá novamente!


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

24h em Paris

 
Continuando no meu estilo de posts anárquicos,  ou rapando o fundo do tacho, desenhos de um mini-caderno harmónio que fiz no início de Julho numa viagem a Paris. Voltei lá no fim de semana passado, levei o caderninho para desenhar do outro lado, mas não fiz nem um risco! Tenho sempre esperança que ficará para uma próxima oportunidade!
 
 



 



quinta-feira, 10 de setembro de 2015

para voltar é preciso ter ido primeiro...


Pois é, com esta história de fazer posts em mais do que um blog despistei-me e achei que já tinha colocado aqui os desenhos do encontro de Urbansketchers no cais palafítico da Carrasqueira!
Ficam então aqui os ditos, recordação de um encontro fantástico num local que poderei mesmo chamar viciante! E espero voltar ainda mais vezes!








quarta-feira, 9 de setembro de 2015

voltei ao cais palafítico


 Voltei ao Cais palafítico três dias depois para me encontrar com o Gabriel de la Riva, que me tinha enviado uma mensagem a dizer que estaria pela zona. Propus irmos desenhar o cais, e depois almoçar. Só cumprimos a primeira parte do plano, mas foi muito agradável revê-lo e ver o desenho lindo que ele fez!



 
 
 
 
Já no final, apareceu o dono deste barco que retratei, o senhor Germesindo, com o neto. Foram para dentro dele, com o avô sempre a dizer: este é o barquinho do avô! E o miúdo todo sorridente e contente a mexer em tudo! Pedi-lhes que tirassem uma foto com o desenho do "barquinho do avô"!
 
 
 
 

domingo, 6 de setembro de 2015

a jantar na Adega Vila Lisa



Fica na Mexilhoeira Grande, no algarve. Sentamo-nos numa mesa corrida, é uma incógnita quem vão ser os nossos vizinhos de refeição. Tivemos sorte. Um jovem casal muito simpático, que acrescentou uma amena conversa à qualidade e sabor dos pratos.

No final mostrei o meu caderno ao Vila, um dos donos do restaurante que é pintor e vende lá também os quadros que ao mesmo tempo decoram o espaço. Pedi-lhe para assinar o meu desenho, ele disse: Nunca deixe de fazer isto, é muito giro!


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

o passadiço do Paiva

 
No passado sábado, dia 29 de Agosto, fui conhecer o recentemente inaugurado mas já famoso Passadiço do Paiva.
 
Fica perto de Arouca, uma localidade a poucos quilómetros para o interior ao nível de São João da Madeira. É um passadiço em madeira que acompanha durante mais de 8km o leito do rio Paiva, o maior afluente da margem esquerda do Douro. Fizemos o percurso a partir de Espiunca, logo bem cedo às 9 e meia da manhã. A meio do percurso, um primeiro mergulho na praia fluvial do Vau! Depois continuação da caminhada que vira escalada quando temos que subir cerca de 450 degraus! Depois é sempre a descer, com uma paragem para comer uma bola de Berlim e comprar uma água numa carrinha parada numa zona do percurso que é feito por uma estrada em terra que se afasta por pouco tempo do leito do rio. Final da primeira parte: mais um mergulho na praia do Areinho, um café no bar e um gelado (já tinha comido um pão a meio do caminho).
 
Mas como em todas as medalhas, há aqui também o verso e reverso. A última descida é agora, no caminho de volta, uma subida interminável! Às 2 da tarde, mais de 30 graus, posso afirmar que me custou muito subir as escadas e depois a "ladeira" empoeirada. A partir daí, maravilha! De novo a desfrutar do maravilhoso percurso. Muitas pessoas por todo o lado, a caminhar, nas praias, o que também acrescenta uma enorme energia e alegria, e também orgulho por uma obra de alguma forma simples e óbvia mas que não deixa de ser tão visionária!
 
Um dia mais a caminhar do que a desenhar, coisa que só fiz no regresso. Para lá estava a poupar todas as energias!
 
 
 
 
Na ida:

 
 
 
 
 


Na primeira praia fluvial, Vau.




Uma ponte suspensa a meio do percurso que segue em frente, não é necessário atravessar.



 
 
 




Os 450 degraus aproximam-se...


 
 
 
 
Na praia do Areinho:
 
 


O caminho de volta, agora a descer custa menos...




 

 


Água fresquinha:




 
 
 
Já quase a concluir mais de 17km de caminhada, cansada, mas feliz por um dia fantástico que seguramente não vou esquecer!
 
 



terça-feira, 1 de setembro de 2015

pelo Algarve

 
Um destes dias de verão e de férias a passear pelo algarve. De manhã em Faro, a ver o movimento na ria Formosa, e depois durante a tarde na praia D. Ana, a apanhar banhos de sol e de vento! A praia recebeu areia nova, o que lhe permite ter agora um imenso areal!