sexta-feira, 26 de junho de 2015

Lisbon postcard, o cimo do Arco do Triunfo da Rua Augusta

 
Pronto, ok, certinho, nada de novo, o que é que tem de especial? Porquê? Olha, porque sim...e porque gosto muito do Arco do Triunfo da Rua Augusta!
 
 

terça-feira, 23 de junho de 2015

retiro de Yoga

 
 
"O Om contém o conhecimento dos Vedas e é considerado o corpo sonoro do Absoluto, Shabda Brahman.
O Om é som do Infinito e a semente que fecunda os outros mantras. Segundo Taittiriye Brahmana foi a vibração, o movimento que engendrou os primeiros ritmos no Cosmos".
 
 
Para este retiro de Yoga em que participei levei, como sempre, os meus cadernos, papéis tipo postal, aguarelas e desta vez uma novidade: um carimbo (que fiz 15 minutos antes de sair do escritório) com o símbolo do Om. Embora o meu objectivo não fosse desenhar, nunca se pode saber...
 
Durante a conversa de sábado de manhã, a seguir à prática matinal, a Carla, a nossa professora, falava dos princípios éticos do Yoga. Um deles,  Asteya, que significa "desapego, não nos apoderarmos do que não nos pertence" fez-me reflectir. Eu, enquanto desenhadora de cadernos, sou muito agarrada a eles, são só meus, partilho de certa forma mas não os dou. Por outro lado o Yoga é uma passagem de ensinamentos de professores para alunos, um acto de generosidade, uma partilha sucessiva ao longo dos tempos.
 
Comecei a escrever os conceitos de que ela ia falando nos postais, a partir desse momento. Já lá fora, fui desenhando as flores, plantas, árvores, a praia onde estivemos durante a tarde. E carimbando com os Oms. Isto tudo mais ou menos à sucapa, para não dar muito nas vistas.
 
No domingo, antes de almoço, mostrei à Carla o que tinha feito para oferecer a cada um dos membros do retiro. Ela gostou muito e chamou o grupo a quem eu expliquei o que tinha feito e porquê.
 
 
A Carla e eu com o postal que ela escolheu: Samadhi
 
E em baixo as imagens dos "já não meus" desenhos/mensagens que partilhei...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 










































 













 


quarta-feira, 17 de junho de 2015

terça-feira, 16 de junho de 2015

AD Middle East

 
 
Os meus desenhos na AD Middle East, a ilustrar um artigo, "New Luxury", sobre o que é hoje em dia o conceito do Luxo para algumas pessoas, tais como André Leon Talley, Paul Smith, Anna Sui, Michael Zavros, e outros.

  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



André Leon Talley, contributing editor, US Vogue
“Luxury is to be able to take control of one’s life, health, and the pursuit of happiness in a way that is joyful. My memory of luxury is running through white sheets drying in the fresh air on a clothes line, in the backyard of my grandmother’s home, when I was a child. That, and watching my great-grandmother boil the white sheets in a black cauldron pot under the peach trees in summer, stirring the boiling water with a large wooden branch from the tree and constantly making the fire larger to increase the whiteness and cleanliness of the sheets.”



Paul Smith, Fashion designer
“Luxury is of a limited quantity. It doesn’t have to do with money but with rarity; something made with effort. My wife, for years, has offered gifts she makes herself – paintings, petit point or drawings. These are for me ‘luxury’ objects.”
 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

A nova carta da Cantina da Estrela

 
Fui convidada a desenhar os novos pratos do restaurante a Cantina da Estrela, que fica no Hotel da Estrela. Disse logo que sim, ao que me responderam: então vou enviar-lhe fotos para poder desenhar.
-Não Miguel, mas eu não desenho por fotos. Tenho que ver ao vivo... e saborear!
Combinámos um almoço, que deu neste resultado, além de algumas calorias extra...
Mas recomendo a experiência!
 
Os meus desenhos no site do restaurante:
 
 










quinta-feira, 11 de junho de 2015

Quando os desenhadores também são desenhados...

Mais uma sessão de Desenho Cru, na passada segunda-feira, mas com uma pequena diferença: os modelos foram os próprios desenhadores! A Sara abriu as hostilidades com a sua arma de defesa!

























Valdelarco

 
No domingo acontecia um encontro em Valdelarco, uma bonita terra perto de Aracena, já no caminho para Portugal. Estive primeiro a desenhar a vista desde um ponto alto, e depois na praça central, em amena cavaqueira e a petiscar com o grupo!







em Aracena, dentro das grutas

 
Uma das coisas que me motivou a participar neste encontro foi a possibilidade de desenhar dentro das grutas! Com o guia a abrir caminho, fomos em grupo apreciando aquela beleza natural,  parando de vez em quando, para desenhar. Passou tudo muito rápido, consegui fazer alguns registos que partilho!