quinta-feira, 28 de maio de 2015

Turim Dia 3

 
A Euforia do Desenho
 
Três desenhos, três locais, uma manhã muito divertida!
O objectivo era desenhar euforicamente, com cores vivas, e também duma forma muito rápida.
 
Começámos dentro de uma Igreja, penso que era o Santuário della Consolata, mas como não percebi bem o exercício, fui para um canto com mais dois "colegas" e o desenho ficou pouco colorido.
 

 
 


Já na Piazza Castello, o resultado foi bem diferente. Todos sentados em semicírculo, íamos passando, de minuto a minuto, os materiais que cada um tinha selecionado. Muito stressante mas muito giro e divertido.




E ainda um desenho em grupo na Piazza Carignano, onde céu ficou bastante eufórico!



quarta-feira, 27 de maio de 2015

Turim, Dia 2 e meio

 
 
O Sudário de Turim ou Santo Sudário é uma peça em linho que os cristãos acreditam que seja o tecido que cobriu o corpo de Jesus Cristo após a sua morte.
Está guardado na Catedral de Turim desde o séc. XIV, e raramente é exibida em público.
Foi a inspiração para mais um tema: Do Sudário
 
Desenhar com a cera de uma vela, deixar arder a vela até ao fim...
Olhar diferente para desenhar diferente. Desenhar a ausência de vida, procurando sinais de vida.

 


 


Marcas, manchas, vestígios, morte, ressurreição, vida, acreditar. As velas ardem até ao fim...


 
Acredito que a vida renasce enquanto a cidade se funde no rio...



 
Acredito que um novo dia vai (re)nascer e com ele a cidade...
 

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Turim Dia 2

 
Giusppe Allamano nasceu em Turim e foi o fundador dos missionários da Consolata. A Casa da Consolata onde ficámos desta vez é a mais antiga de todas.
Em 1901 foram enviados os primeiros missionários, 4 homens, para o Quénia, mas a intenção era a Etiópia. Giuseppe Allamano deu-lhes as melhores máquinas fotográficas que havia na altura para que pudessem registar tudo em imagens. Também deviam escrever periodicamente e relatar pormenorizadamente tudo o que faziam, o que os rodeava. Ele nunca partiu em missão pois a sua saúde nunca o permitiu.
Nesta Casa da Consolata existe um museu, do qual o responsável é Guiseppe Quatrocchio. Tem um imenso espólio trazido pelos missionários, em grande parte, mas também fruto de ofertas, e que é no mínimo fascinante.
Começámos por uma viagem aos primórdios da Humanidade, desde o "nascimento" do primeiro homem às suas movimentações pelo globo, épocas glaciares. Uma altura que que tudo se contava por milhares de anos... Acho curiosa esta abordagem num local de missionários cristãos: não foi Deus que criou o Homem?



Com tanta, tanta coisa linda para desenhar, desde animais a embalsamados a insectos, com borboletas de mil cores, e muitíssimo mais pelo meio, fiquei-me por esta estatueta fetiche (que continha veneno) e pelos escudos de protecção... Como acredito que tudo na vida tem um sentido, seguramente existe uma explicação...



Turim, Dia 1 e meio


De tarde, no Museu do Cinema, a procurar a essência das coisas...

O cinema italiano nasceu em Turim. O "Museo Nazionale del Cinema" é muito interessante de ser visitado, não só por toda a história e documentação que tem, mas porque todo ele, do exterior ao interior, impressiona os sentidos. É essa no fundo a essência do cinema. Impressionar, deixar uma marca, um registo.



 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Turim à chegada e Dia 1


26 a 30 de Março 2015. Mais um Espiritual no Desenho, desta vez em Turim. Como sempre um grupo fantástico, momentos de desenho, de convívio e de partilha inesquecíveis. Os desenhos? Motivo ou consequência, um dos dois será...


Na noite da chegada:




Na manhã do primeiro dia, "entramos na caravana, sem certezas"...
Não olho para onde vou, vou na caravana, deixo-me ir. Ouço os sons: hospitale maria vitoria... martineto... livorno... industria...Continuo a não olhar, mas começo a sentir-me inquieta... Olho para fora, olho novamente para dentro, o Mário sorri-me. Ainda estou na caravana! Começo a sentir medo...-piazza de la Republica... -Vou sair!




A alegria cá fora surpreende-me, estou no mercado! Sinto falta de um café. Bebo-o, reconforto-me por momentos. Mas o que é que me faz falta? Talvez de partir à descoberta com tempo para não ter tempos que me prendam. Quero sentir-me aquilo que não sou, nem estou, ainda: livre. As cores e os sons das bancas prendem-me na sua diversidade e profusão. Desenhá-las começa a libertar-me. Começo a sentir-me dona do meu destino.





Mas o que é que eu procuro, o que me faz falta? O que me inquieta? Começo a caminhar...
Paro com a beleza da Basílica Manzi, ano 1679-1699, projecto de António Bettino. Sento-me na escadaria, mas o que me atrai é uma outra fachada em frente. Recordo a frase: "Volta-te e torna a confiar nos teus olhos"... Pouso a mochila, refugio-me no conforto daquele varandim, que histórias terá por trás?
Continuo o caminho, continuo a procura. Encontrar a lógica inesperada... Será que a encontrei? Ou será que este caminho nunca acaba, estará sempre por fazer?





segunda-feira, 18 de maio de 2015

Mulhouse


Mulhouse (lê-se "muluze"), fica em França muito próximo da cidade suíça de Basileia, e também da Alemanaha.

É onde dormimos quando visitamos a feira de Basileia. Esta ano regressei mais cedo a Portugal, mas ainda consegui fazer este desenho no dia da chegada, sentada numa esplanada na Place de la Reunion.


domingo, 17 de maio de 2015

a Quinta do Vesúvio

 
Dona Antónia Adelaide Ferreira, nasceu no Peso da Régua, num dia estival, no início do século XIX.
Com uma vida dedicada ao Vinho do Porto, a Ferreirinha foi notável na introdução de inovações para a época. Cedo viúva de um marido que pouco acrescentava à mulher que se viria a tornar, não se deixou encostar ao dinheiros e às vinhas da sua família e com a ajuda de José da Silva Torres (o administrador que viria a tornar-se o seu segundo marido) lutou estoicamente contra o desfoque do governo português.
Reconhecida pela sua guerra à doença da vinha, a filoxera que a levou a Inglaterra para aprender os meios mais eficazes de combate a esta peste, bem como processos mais sofisticados de produção do vinho. A Quinta do Vesúvio é por isso uma morada muito especial, tendo sido uma das quase trinta quintas que deixou no ano da sua morte (1896).
Fica junto a uma estação de comboios de seu nome Vesúvio, perto de Peso da Régua, mesmo junto ao rio Douro. Consigo imaginar a Dona Antónia na varanda desta bonita casa, a olhar o sereno rio...



sexta-feira, 15 de maio de 2015

terça-feira, 12 de maio de 2015

Almoço na H&M


Para apresentação da coleção H&M Home, convidaram a Cristina Santos Silva a juntar um grupinho de amigas numa mesa decorada por ela com produtos H&M:
Muito divertido (e bom) o almoço! No final, todas escreveram no meu caderno!
Nota: O pássaro fazia parte da decoração do prato, e a flor era verdadeira e comestível.


segunda-feira, 11 de maio de 2015

Os meus desenhos na Fora de Série


No sábado passado saiu a revista Fora de Série com desenhos meus na capa e no interior!
As lojas da Avenida da Liberdade eram o tema. Fiz um levantamento de tudo o que existia, e desenhei as fachadas encolhendo-as no sentido da largura, mantendo as alturas, e colocando apenas os edifícios que têm lojas. É por isso uma avenida imaginária, onde existe comércio e hotéis, porta sim porta sim!





 

domingo, 10 de maio de 2015

Av. 5 de Outubro, 176

 
Acabava hoje a entrega de desenhos, para uma exposição que irá decorrer no mês de Junho, sob o tema "Lisboa entre Séculos". Existia uma lista de vários edifícios a serem desenhados, e supostamente não deveríamos desenhar se já alguém o tivesse feito. Hoje só restavam o liceu Camões que está todo tapado por árvores, o Balneário não sei de quê dentro do hospital Miguel Bombarda que estava fechado e um edifício na 5 de Outubro.
Por isso às 9 e meia da manhã lá estava eu a desenhar o edifício do nº 176 da 5 de Outubro. É um bonito edifício que passa despercebido quando passamos de carro e onde existe um dos bares mais antigos de Lisboa (que eu em tempos frequentei...), o Metro e meio! Nem sabia que ainda existia!
Fiz o desenho, a seguir fui ao ginásio, e depois corri para publicar no Blog UskP antes que alguém o fizesse!
Como sempre, até parece que só sei funcionar debaixo de stress e à última hora...