sábado, 29 de novembro de 2014

não é todos os dias que se vai almoçar ao Celler de Can Roca!

 

É mesmo muito difícil conseguir uma reserva neste restaurante com três estrelas Michelin, neste momento considerado o segundo melhor do mundo.

E como nunca se diz que não a um fim-de-semana em Barcelona, lá fomos nós.
A minha filha Ana e o Adrià, o namorado, os dois, cozinheiros da "escola" Arzak, foram buscar-nos ao aeroporto, numa sexta de manhã. Seguimos até Girona, uma cidade que fica a uns quantos quilómetros a norte.

Entramos, somos convidados a conhecer a cozinha. Na zona dedicada à inovação está uma coreana amiga deles, que nos conduziu na visita.

À frente do "El Celler de Can Roca" estão três irmãos, daí o simbolismo das três pedras que nos acompanharam ao longo da refeição em cima da mesa. Um é o Chef da comida, se é que se pode dizer assim, outro é o Sommelier, e o mais novo, Chef pasteleiro.




 
 
 
 
O resultado: Cinco horas de uma sinfonia de sabores, cores, estética, muito bem orquestrada, tudo perfeito, embora com alguma falta de calor humano...

Até porque eu sou uma comensal fora do usual, demoro sempre um pouco mais por estar a desenhar e isso quebra-lhes o ritmo, têm que se adaptar porque eu não abdico do prazer extra que tenho ao captar no meu caderno o que vou saborear depois!

Primeiro imagino o que será o paladar, ao desenhar apreendo as formas, o que compõe cada prato, os ingredientes e, quando chego ao estágio de comer, muitas vezes os sabores ainda me conseguem surpreender!

Um óptimo almoço e, como eu costumo dizer: "Este já está feito"!

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

em Leiden


Leiden é uma cidade muito bonita, a sul de Amesterdão, que vale a pena conhecer. Estive lá pela quinta vez na passada semana, e apesar de serem os motivos profissionais que me têm levado lá, cada vez gosto mais da cidade e das pessoas. Agora estive na inauguração de De Gunst Juwelier, uma Joalharia de cujo projecto de arquitectura de Interiores sou autora!



Sábado, dia de mercado. Descobri que as pessoas andam na rua pela direita, como os carros. E as bicicletas também respeitam isso. São muito organizados os holandeses!
Fui visitar um dos 900 moinhos que ainda existem hoje em dia. É altíssimo, com cinco níveis no interior, sem contar com o último onde se localizava a engrenagem onde encaixa a vela. Chegaram a ser 10.000, foram o motor para o avanço da economia holandesa na época.




Os canais, os recantos...




O edifício da City Hall (Stadhuis)




Oude Rijn, um dos muitos canais. A silhueta dos edifícios, o convívio permanente entre carros, barcos, bicicletas, numa calma manhã de domingo...

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Barcelona




O Dry Martini é um famoso "Cocktail Bar" em Barcelona. Um ambiente muito giro, cosmopolita, com imensos cocktails para experimentar! Gostei do pormenor da caixinha em louça para deitar o caroço da azeitona!



Num sábado com sol, detalhes ao acaso, num tempo que foi mais de ver, apreciar, saborear, que de desenhar... Às vezes também é preciso...

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Ana e Adrià

 
 


Podia ser ou ainda poderá vir a ser, o nome de um restaurante! A Ana é a minha filha mais velha e o Adrià o namorado, catalão nascido em Barcelona, mas que está com ela a trabalhar em San Sebastian há cerca de dois anos. A Ana está neste momento a trabalhar no Astelena, restaurante de um jovem Chef basco. Ele está no Arzak, o mítico Chef com 3 Estrelas Michelin, onde se conheceram quando ela estava lá a estagiar.
De férias em Lisboa, fizeram em nossa casa uma refeição que estava "fenomenal"! E que até mereceu honras de Barca Velha!

as sobremesas do Marquês de Marialva




O restaurante Marquês de Marialva fica em Cantanhede, no norte do país. As entradas são tão exageradas como as "saídas" ( passámos as ditas, senão não chegaríamos ao fim da refeição...).
Todas as iguarias à sobremesa são tão clóricas quanto boas, com excepção do ananás, é claro!
Sabe bem voltar, mas só de vez em quando...

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Zum Figlmuller

 

Segundo os próprios do restaurante, o melhor Wiener Schnitzel de Viena. Posso dizer que era mesmo muito bom, e que não cabia no prato nem na folha!

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

em Viena


O edifício da Ópera impõem-se, marca o ritmo daquela cidade grandiosa, tão cheia de cultura. Ao fundo a catedral de Santo Estêvão desafia o céu cinzento de uma manhã outonal. É hora de voltar a casa.


terça-feira, 18 de novembro de 2014

experiências

Comprei uns marcadores de tinta acrílica não porque precisasse mas porque gosto de experimentar tudo o que é novo! E as cores eram lindas! Com um deles pintei o fundo de uma página, que serviu depois de suporte para umas plantas da Estufa Fria, durante a sessão da Letra E do Alfabeto Lisboeta.

pessoas

 
 

 
 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Sexta-feira, início de fim de semana



Sexta -feira à tarde no Grande Hotel do Porto, na Rua de Santa Catarina, em plena Baixa da cidade. Uma grande azáfama na rua, como sempre, vendedores, pedintes, turistas, muitas pessoas, aquela mistura de pessoas que só no Porto podemos encontrar.
Lá dentro a calma, as memórias de outros tempos. E alguns detalhes. Sem ordem, sem compromisso, sem nenhuma razão para os desenhar a não ser pelo facto de estarem lá.