quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pessoas na Polónia

 
 
 
Lódz ( lê-se "údch") é a uma cidade a pouco mais de 100km de Varsóvia, onde a minha filha mais nova esteve a fazer Erasmus durante o primeiro semestre, a terminar agora, do presente ano lectivo. Fomos jantar no dia da chegada, com a Catarina e a amiga, também de seu nome Catarina, numa grande cervejaria ao estilo alemão. Bebemos cerveja e comemos além de outros pratos, os típicos Pierogi, uma espécie de Raviolis recheados.
 
 
 
 

Penteados polacos...




Pensativo ou a dormitar?




No aeroporto em Varsóvia, já de regresso, uma peregrina a caminho de Fátima. Tinha um cartão ao pescoço a dizer Fátima e o nome dela, daí eu saber um pouco da história.  Fui mostrar-lhe o desenho, riu-se muito com a amiga que estava ao lado, e aí percebi que ela não falava nada de inglês...

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

on my way...

 
 


Tenho um novo caderno de tamanho pequeno para andar sempre comigo, pois é mais leve, dado que carrego sempre imensa coisa na minha mala. Nele passei a fazer o que eu chamo de "registos rápidos e descontraídos". Este é um dos primeiros que partilho...

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

em San Sebastian, no Astelena milnovecentosnoventaysiete




É assim o nome do restaurante onde a minha filha Ana está a trabalhar desde Janeiro. Depois de fazer parte de um batalhão de pessoas na cozinha no Arzak, onde esteve durante um ano, ela faz agora parte de uma pequena equipa de apenas três pessoas, além do chef. O Astelena milvovecientosnoventaysiete situa-se na zona antiga de San Sebastian, onde existem muitos (e bons) bares de tapas. Fomos lá ver como era e gostámos, muito! Do Chef Ander Gonzalez, comida típica espanhola mas com uma apresentação moderna. Mais uma recomendação nesta bonita cidade basca!

 
 
 
 
 

 
 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

outras coisas além de comida em San Sebastian

 
 
 
 
O Hotel Maria Cristina é dos clássicos de San Sebastian. Recentemente remodelado, com uma decoração muito bonita e confortável, um bom local para tomar uma bebida ao fim da tarde.
Mais um desenho de alguém sentado num cadeirão, numa pose que neste momento é talvez a mais usual: mexer no telemóvel!
 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Azurmendi



De passagem por Bilbao, perto de uma localidade chamada Larrabezúa, e antes de seguir viagem até San Sebastian, fomos conhecer o restaurante Azurmendi. No cimo de uma estrada íngreme, um grande edifício em estrutura metálica e madeira, com um grande envidraçado, domina a paisagem. Somos recebidos e logo após convidados a dar um pequeno passeio no exterior para conhecer uma estufa onde crescem alguns dos legumes, frutas e até flores, usados na confecção dos pratos. Alguns deles são-nos dados a provar de uma forma original. De volta ao restaurante, uma cesta de pic-nic e um copo de vinho estão à nossa espera. Dentro dela, algumas surpresas. Visitamos de seguida a cozinha, um espaço amplo e moderno onde todos nos saúdam com um olá em uníssono, em língua basca. O Chef Eneko Atxa cumprimenta-nos com um grande sorriso. Mais surpresas comestíveis. É tempo de passar à sala de refeições, de onde se disfruta uma bonita e tranquila vista para o campo. Depois, uma sucessão de sabores, texturas e cores, sempre surpreendente. O serviço simpático e eficiente. Pedi ao Chef que me fizesse uma pequena dedicatória junto aos meus desenhos. Terminada a refeição, é chegada a hora de partir, sinto pena daquele momento acabar. Ficam na memória e também neste pequeno caderno, as memórias das sensações.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Azurmendi: Um restaurante, um grande Chef, uma experiência gastronómica inesquecível! 
 
 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

New Chinese Year



Não na China, mas no Martim Moniz em Lisboa.

Passei de carro e achei giro fazer um desenho, apanhando a costa do castelo, os enfeites e o céu de Lisboa. Quando estava a chegar, ia tão distraída a olhar para o ar, a procurar o enquadramento, que não vi uma saliência no pavimento e, falando bem e depressa, espalhei-me ao comprido!
Tive logo ajudas para me levantar, nomeadamente um nepalês que ficou a conversar comigo enquanto eu estava de perna esticada. Mas felizmente recuperei rápido porque já eram horas de ir almoçar!

 

                                                                                                            2 de Fevereiro de 2014

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Singapura, Day 8



Aproveitar o último dia o melhor possível, eis a questão!

Campong Glam e a Mesquita do Sultão, para começar.





Depois fui visitar o Marina Bay Sands, que é um enorme centro comercial por baixo do edifício com o mesmo nome onde já tinha estado a ver a vista.

Durante a tarde fui conhecer o Jardim Botânico, no interior do qual existe o Jardim das Orquídias, e ao mesmo tempo despedir-me da Nicole a da sua bébé Matilde. Achei muito bonito ver tantas variedades diferentes em cor, forma e tamanho, daquela flor.












E ao fim do dia, o regresso a Portugal. Bye bye Singapore, I hope seeing you soon!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Malaca, Day 7



Melaka

A partir de Singapura fomos conduzidos por um motorista muito simpático, nascido na Malásia, mas a viver há muitos anos naquela cidade, que é um país. Foi contando não só a História de Singapura e dos países desta zona, mas também falando sobre a situação política e económica.


Parámos numa estação de serviço onde existiam muitas pequenas lojas com bancas de fruta, muitas que nunca tinha visto, nas mais variadas formas, cores e paladares (ainda consegui provar algumas...)

Após duas horas e meia de caminho chegámos a Malaca, cidade que tinha muita curiosidade em conhecer.
Afonso de Albuquerque conquistou a cidade a 15 de Agosto de 1511, e os portugueses estiveram lá até 1641. Restam do Forte construído pelos portugueses a Porta de Santigo ( Kota Melaka), uma parte da igreja no cimo do monte, e ainda um canto do forte perto do mar.
É incrível como os portugueses chegaram tão longe dentro de "cascas de noz"!

Adorei estar a desenhar a porta, e depois dar uma volta pela Chinatown, com muitas lojinhas giras de antiguidades, uma outra de cerâmica com alunas a aprender.

Depois uma paragem no Geographér Café para beber uma cerveja Tiger. Aí vimos um casal de portugueses, mas como boa portuguesa que sou, não estabeleci nenhum diálogo...
Falta dizer que comi um pastel de nata durante o passeio!


No final da visita fizémos uma incursão pela zona dos portugueses. No exterior de uma das casas havia um pequeno altar com a Nossa Senhora de Fátima.











sábado, 1 de fevereiro de 2014

Day 6, de regresso a Singapura



Back to Singapore

Um desenho de despedida na varanda do meu quarto, que ainda não disse mas que era muito giro. Comigo trouxe várias picadas de mosquitos para me recordar mais uns dias de Bali. Não sei porque é que os mosquitos gostam tanto de mim!





Em Singapura chegámos a tempo de jantar com amigos, a Nicole e o marido, que estão agora a viver em Singapura, num restaurante chinês muito bom.